A farsa de Che Guevara

Posted on outubro 1, 2007. Filed under: Papo Cabeça, People & Shits |

che_korda.jpg

Sempre fui curioso com a história de Che Guevara.

vi um documentário, um filme e li algumas matérias sobre o guerrilheiro argentino, que até hoje faz sucesso nas camisetas descoladas da juventude ao redor do mundo. Ontem eu li a melhor matéria de todas – que saiu na Veja.

A minha conclusão é que a tatuagem de Maradona não poderia ser mais apropriada: Che Guevara é uma farsa. 

Eu já desconfiava que Ernesto “Che” Guevara Lynch de la Serna, foi apenas um assassino covarde, encoberto por um discurso altamente “marqueteiro” de justiça social e revolução feito principalmente por Fidel Castro e pelos comunistas, liderados pela União Soviética.

Na verdade, Che Guevara era um bronco, completamente avesso à vida em liberdade. Era mais do que um totalitarista, Che matou muita gente inocente ajudando a instaurar um regime de terror em Cuba, pilares da ditadura pilotada por Fidel e seu irmão Raul até os dias de hoje.

O chefe das forças revolucionárias de Fidel constantemente botava em risco a vida de seus comandados e tinha o dedo pesado na hora de ordenar operações de torturas e fuzilamentos em massa. Foram milhares de pessoas mortas por suas ordens, ou mesmo pelo seu calibre 45, sempre presente em sua cintura.

O mais curioso nessa história toda é o gigantesco contra-senso que aparece nas versões mais fantasiosas de sua biografia, colocando-o como um guerrilheiro pela democracia esquerdista, contrário à ditadura.

Nesse aspecto, Che Guevara até pode aproximar-se de líderes que provaram sua força através de ações de extermínio, como Pinochet, Mao Tse Tung, Stalin, Mussolini, Franco, Hitler e o próprio Fidel Castro. A diferença era a sua enorme limitação enquanto pensador, ou mesmo como estrategista de uma determinada causa. Che era apenas um comandante sanguinário, arrogante e tosco toda vida.

Todos esses líderes tiveram seus nomes imortalizados e inacreditavelmente Che Guevara está entre eles, sem ter conseguido vencer uma causa sequer. Sua colaboração ao mundo fica apenas em uma imagem feita pelo fotógrafo Alberto Korda em 1960 e uma frase que não é sua: “Há que endurecer-se sem jamais perder-se a ternura”.

cho_morte.jpg 

Há exatos 40 anos Che Guevara morreu na selva boliviana. Suas últimas palavras foram típicas de um derrotado, muito diferente dessa imagem semi-heróica que até hoje é atribuída a si. Não há qualquer dignidade em um comandante que apela e diz para o seu carrasco: “Não disparem. Sou Che. Valho mais vivo do que morto”.

A justiça foi feita, mas lamentavelmente a farsa ao redor do mito continua.

About these ads

Make a Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

78 Respostas to “A farsa de Che Guevara”

RSS Feed for Bullshitando Comments RSS Feed

nao sei isso é verdade, mas parece ter um minimo de embasamento, e no fim das contas, prefiro crer na sua versão.

bom texto. vou me informar mais sobre esse puto.

aquele!

“João Paulo Parodi”, você disse que prefere acreditar na “sua” versão, referindo-se ao uma pessoa que você não conhece, que não tem formação aparente.
Essa matéria no site do PT, tem a visão de um jornalista formado:

http://www.pt.org.br/sitept/index_files/noticias_int.php?codigo=3543

Os mortos de uma ditadura não são diferentes,
seja ela de direita ou de esquerda. Ter respeito
e admiração por Che Guevara seria o mesmo que ad
ter respeito por Pinochet ou qualquer outro ditador no
no mundo. Se alguém quiser saber mais sobre
esse indivíduo, que pergunte aos parentes dos
milhares de cubanos mortos por ele e por Fidel.

Podemos encontrar versões contraditorias sobre individuos como o senhor Guevara. Mas, além do análisis biográfico e psicológico dos individuos, me parece que é muito importante ver os resultados económicos e políticos do processo que a direita e a esquerda do capital tem chamado “socialismo”.

http://es.internationalism.org/RM/89_Guevarismo.html

Até agora, nenhuma sociedade socialista ou comunista tem existido, mas diversas formas da exploração capitalista.

O comunismo é a destrução da relacão social capitalista -a qual consiste no sometimento e a exploração dos trabalhadores pela clase dos propietarios dos meios de produção, a burguesia-, é a destrução das fronteiras que dividem à humanidade, é o fim do predominio do dinheiro sobre as necessidades humanas.

O socialismo/comunismo, não é a gran mentira fabricada por Stalin, Mao Zedong, Ho Chi Minh, Castro, Guevara, Allende, Chávez, Morales, etc…

“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”. O comunismo será obra do próprio proletariado ou não será.

http://pt.internationalism.org/posicoes_basicos

Saludações sinceras.

o kara q escreveu isso sobre o che falando q
ele era assassino covarde eh um belo fdp, mal sabe da história do che, vc eh simplismente um ignorante
kara vai se fuder, se aki no brasil tivesse
existido um che, e tivesse um fidel e raul castro, nao estaria essa merda q ta hj, entao filho vai se informar melhor sobre a história antes de faze um comnetario desses, e se el matou eh pq eles mereceram

As suas opiniões são típicas de massa manipulada pela revista VEJA!
Lamento hermano!
Viva El Che!

De fato minha intenção não foi pedir-lhe que provasse alguma coisa a mim ou a qualquer outra pessoa.Peço-lhe desculpas se esse foi o máximo que consegui transmitir-lhe.Opiniões e opiniões, não as discutamos quando são totalmente inversas.
Com certeza continuarei visitando seu blog Marcello.
Abraço

bullshit é vc, seu vagabundo , pq não se manda pra NY e morre por lá? Sarta, ô tosco. Vc é pago pela CIA ou pelo FBI? ou anda dando mesmo de graça?
QUE VIVA CHE!!!

É lamentavel ver tantas pessoas que se denominam
inteligentes, usando revistar tao limitadas e
escrotas como a VEJA, para se apoiar a uma ideia
e achar que esta certo, rapaz, quer um conselho de um jovem de 18 anos que
pessoas do seu tipo devem me chamar de “inesperiente” ?
procure se informar com conteudos mais concretos
estude ao maximo sobre isso, sim, vendo os dois lados,
os que acreditam em che, e os que nao acreditam,
mas nao se apoie em uma revista tosca que esta sempre
se achando superior a toda sociedade fingindo falçamente
ser a “boazinha”.
Espero que vc mude sua forma de estudar, pesquisar, etc
e começe a se apoiar em coizas mais concretas,
na verdade ninguem pode ao certo dizer se ele
foi bom ou ruim, mesmo no caso q dizem q fidel traiu ele
quem sabe se traiu mesmo ou nao ? ninguem..

bom de qualquer forma, esta é minha humilde
opniao.

Passar bem.

Ja ia me esqueçendo.

VIVA CHE!!!

bom nem conheso o cara que escreveu o texto eh
um bom texto
e rodrigo eu nao li na veja nao, mais sei bem
dessa historia dele ser um farsante,assim como
muitos historiadores que afirmao essa questao

acredide no quiser
outra coisa rodrigo pra escreve coiza com Z,
nao deveria nem dar opiniao

Uma coisa é certa! Che Guevara é um personagem da história mundial. Se ele foi um assassino ou um herói, isso é algo que cada um deverá decidir, particularmente acredito que ele teve boas intenções, mas como todas optam em pegar em uma arma para defender seus ideais. Ele acabou falhando no seu objetivo, se tornando um assassino fracassado!
Uma pena! Não acredito na igualdade absoluta, mas acredito menos ainda na desigualdade em que vivemos, e quando digo vivemos estou incluindo o nosso querido Brasil e alguns paises africanos, onde podemos perceber uma discrepância total, ou você é rico, pobre ou miserável.
Atualmente acho que a falta de maturidade das pessoas para efetuarem uma leitura do cenário global, alimenta uma juventude que se diz “politizada”, que é movida a manifestações socialistas ou invasões que não resultam em nada. Infelizmente o que vemos hoje, não tem nem 1% dos ideais socialista, de igualdade, de oportunidade, o que temos hoje é um bando de parasitas vermelhinhos tendo fazer barulho de forma desordenada e fumar seu cigarrinho de maconha.
Por este motivo talvez não simpatizo tanto com Che Guevara, pois é se mostrou um fracassado, que nos deixou um legado de metidos a guerrilheiros que não tem idéia de o quanto são chatos.
Pra concluir. VIVA CHE, STALIN, MUSSOLINI, FRANCO, PINOCHET…..TODOS NOSSOS ADMIRADOS ASSASSINOS.

Tu podes ser duas coisas, ou és estúpido ou não pensas. Essa ultima imagem que tu aí colocas-te não te faz pensar ? Che morreu ao lutar por a liberdade de todos nós. P’ra teres essa opinião não podes saber toda a vida de Che. Guevara sempre lutou contra a ditadura.

Se vivesses sob pressão dos EUA eras capaz de compreender tudo que Che fez. O justiça nunca vai ser feita, porque apesar do que tu dizes o covarde não foi Che e sim quem o traiu e o matou !

Caro Blogueiro que redigiu este infeliz texto.
Você é mais um pobre coitado “Americanizado” que foi iludido pelo “sonho” “americano”. (veja o nome do seu blog)

Aposto que você apoia a guerra no iraque, o governo Bush e sua decisão de quebra dos direitos humanos e de sua própria legislação ao DECRETAR que suspeitos (enfatizo o que disse) SUSPEITOS de serem terroristas podem ser torturados e executados sem julgamento algum.
Cuba resistiu a todas as investidas dos Estados Unidos por quase 50 anos, Cuba passou fome, e não teve mais apoio de nenhum pais naquela epoca…Agora imagine você viver em um pais que é privado de tds as atualizações tecnoligicas tanto em produtos de lazer como de medicina, educação etc.
“Amigo”! vá passear nos EUA com um parente, ande pelas ruas falando português-BR e veja a discriminação que vocês vão sofrer. Os “americanos” tem o costume de colocar a bandeira do seu pais na fachada de suas casas, faça isso você! Vivendo lá, coloque a bandeira do Brasil ou de qualquer outro pais que ñ seja Europeu e veja se ela permanecera hasteada por mais de 2 dias, fora as pichações que sua casa sofrerá.
Você ja se perguntou porque os EUA sofrem tanto com ataques, terroristas ou não?
Você ja reparou quantos países os EUA atacaram militarmente ou politicamente nos últimos 100 anos.
Quem manda na revista Veja, Caras e muitas outras é a rede globo…quem manda na rede globo é o governo dos EUA….não acreditam? pesquisem sobre o assunto. Reparem nas matérias dos jornais da globo e globo news ou outro canal globo sat.
Vá viver em um pais que fecha um aeroporto por que alguem esqueceu uma mochila no chão. Fique a vontade pra fazer da sua vida o que quiser, só não difame as pessoas e histórias de outros países.
Nenhuma guerra deveria ser vista como justificável mesmo que seja por uma causa louvável. E toda a pessoa que mata outra pessoa é um assassino, sito policiais, bandidos ou um pai de familia que é assaltado no semáforo e atropela o ladrão.

Maldito google que me resulta esse tipo de site.

Cesardelta1

Blogueiro, sinto muito, mas vc errou feio, Che
foi sim um heroi… assassino… mas qual heroi
que naum foi.
Viva Che

Você realmente não conhece a história do Guevara. Está claro isso. Se quiser um dia aprender sobre ele leia o livro “Che Guevara – A vida em vermelho”

você não passa de um calhorda capitalista que não acredita que possa haver igualdade.Che foi nada mais nada menos q um heroi cruelmente assassinado. Se você acha q pédir clemencia é indigno lembre-se de que jesus tambem pediu a seu pai para livra-lo do sofrimento.
IDIOTA!

vcs devem ser todos do PT cambadade sem vergonha …quando pegam o poder exploram todo mundo lulistas fidelistas chavistas HIPÓCRITAS…IDIOTAS

JÁ IA ESQUECENDO
VIVA CHE!!!!!!!!!!!!!!

Bom, tu tens uma boa escrita e, realmente, saber expressar uma opinião é muito importante. Mas, antes de expressá-la, é preciso tê-la e bem fundada. Tu disseste que pesquisou um tanto, mas que formou a tua opinião com apenas UMA reportagem de uma revista. Isso é pouco, bem pouco.
eu nem vou tocar no ponto de essa revista ser a Veja…
Pelo que falaste, já que tu te interessas tanto pela vida do Che, no mínimo, deveria ter estudado bastante e livros de vários historiadores de países que foram influenciados direta ou indiretamente pelo cara. E não publicaria um texto tosco num blog. Mas, enfim, fica a sugestão: ESTUDA!!!

E, Fernando! Se achas mesmo que para dar uma opinião, é preciso escrever o Português corretamnete, verifica tuas frases iniciadas com letras minúsculas, teu verbo “conheser” (é com “c”) e a tua conjugação: não é “afirmao” (que deveria ainda por cima, ter um “~”), é “afirmam”. Ah! E acentuação ajuda na hora de diferenciar palavras.
Abraço!

e antes que eu esqueça, só para não perder o costume:

VIVA CHE!!!!!!!

Meu caro, História nunca se tem uma verdade, a história de um povo, a história de um lutador ou de um herói, não pode ser afirmada por ninguém… como você sabe essa história é apenas uma hipótese…
Como você deve saber, em uma biografia, o escritor faz as colocações que quiser enaltecendo ou distorcendo a personalidade a ser descrita.
Meu aviso é o seguinte não afirme nada pois em história trabalhamos com hipóteses e não com CERTEZAS!!!!

Edgar.

desculpe, mas, como tens tanta certeza de que farsa não é essa reportagem que vc leu??
anos de historia comprovada em livros e jornais indo por agua abaixo devido a uma reportagensinha fofoqueira das revistas de hoje em dia…
??

Caro João Paulo. Para começar, informe-se você.
Aprenda a escrever direito, sem linguagem de
internauta de 15 anos de idade e sem palavrões.
E outra, já que você gosta tanto do Che, por
que tu não vais morar em Cuba, aquele país
maravilhoso, onde você mesmo, como homem
estudado, deve saber o que acontece com um
indivíduo que fala o que pensa!

Che Guevara é uma farsa que assassinava
inocentes!!!

leu na Veja? azar seu!

É incrível como a CIA, op’s digo, a revista Veja e tantos outros meios de comunicação, conseguem ser tão persuasivos com a massa dominada.
Isso sim é que denomino “lamentável”.
” se tu és capaz de indignar-se com tanta injustiça, então, pode me chamar de companheiro…” ( che )

Inveja é uma merda né?

VC NÃO SABE O QUE DIZ SEU CAPITALISTA FULERO, AQUELE GUEVARA LUTOU JUNTO COM OUTROS POR UMA CAUSA QUE HJ MORRE DEVIDO A ESTUPIDES DE PESSOAS COMO VC!!!
VC NUNCA SENTIU FOME E SEU PAI LHE NEGOU POR NÃO TER???
vC NO MINIMO É FILHINHO DE PAPAI, UM FILA DA…QUE ACHA QUE O SOCIALISMO É UMA LOUCURA!!!
ABAIXO O CAPITALISMO QUE SÓ MATA A QUEM JÁ NASCE MORTO: OS POBRES!!!
SAIA DO SEU APARTAMENTO OU DA CASA E DE UMA VOLTA EM ALGUMA FAVELA E VC VAI VER QUANTOS CHE GUEVARA ESTÃO LUTANDO PARA SEREM IGUAIS UNS AOS OUROS!!!
MARADONA É UM DROGADO QUE PENSA QUE É CERTO LEVAR AO MUNDO SUAS IDÉIAS DE LOMBREIRO IMUNDO!!!
FLW MEU CARO!!!

DESCULPE EU ESQUECI FILHA DA…!!!

VIVA ERNESTO E CHE!!!!!!!!!!!!!!

Sua opinião é um insulto a qualquer pessoa consciente da contribuição que Che deu ao mundo.
Contribuição igual somente vemos em pessoas como Gandy e Madre Teresa de Calcutá, que deram a vida pelos que mais precisavam. Cada qual a sua maneira.
Ainda, temos a contribuição cultural, através dos livros que escreveu, o qual o senhor deveria ler, em especial o socialismo humanista.
Também, quem lê, e o pior, acredita no que uma revista como a veja escreve, não deve ter acesso a muitos outros meios de comunicação ou tem preguiça de fazer uma pesquisa mais profunda e verídica.

Desconstruindo símbolos da esquerda!
bom menino de recado do capitalismo. É a elite com medo que figuras revolucionários despertem o povo. Fique calmo, a grande mídia cumpre o seu papel alienante, não precisamos de você!

mas tipo, tu tens algum problema, eu acho qe sim.
Ernesto Guevara de la Serna foi um revolucionario, com ideas liberalistas, lutava contra o imperialismo na america latina, e era medico.
ele e uma das pessoas qe merece mais respeito, por tudo o qe fez e passou na bolivia.

epah pensa bem antes de tirares conclusoes precipitadas. tas a ser mto estupidaa.

HASTA LA VITORIA SIEMPRE !!

pra mim CHE foi corajoso,fez o que muitos corruptos jamais fariam na vida potica deles!

esta materia sim, é uma verdadeira farsa,isso tudo é falta de coragem de uma revista baixa de simplesmente “atirar” contra os corruptos desse nosso pais.

Cara..vc viu na veja neh?
meu..tanto a veja como rede globo..sao mto captalistas..
eles fazem materias para ganha em cima..

Che Guevara..sim foi um Heroi…lutou e nao morreu covardemente..lutou salvando a america latina..covarde foi qm o matou…Traidores do partido boliviano…Mas CHe sera vingado..
escreve essas palavras…
quando vc menos esprerar.v lembrara desse mero comentario..q para sua pessoa pode ser inultiu..
mas mais inultiu msm…eh qm divulga uma coisa dessa…

“Os Poderosos podem matar 1,2 ou 3 rosas.Mas nao deteram a primavera”
[Che Guevara]

Ahhh..ia me esquecendo…
Simplesmete ele foi condecorado aki no brasil..pelo presidente Jânio Quadros…
a medalha mais importante…
c ele fosse um mero filho da puta assino covarde..
eu acho q ele nao teria esse respeito td…

Meu…
Vai c informar mais..
e cara..
aconselho vc ler coisa q irão crescer sua cultura..
nao assistir Rede Globo..ler revistas como veja..

va fazer algo interessante..
vah le um bom livro..

existem varios…dos grandes genios da literatura portuguesa!..
mas nao caia nessa do captalismo nao

abraços

Isso foi o mesmo que tentaram fazer com Napoleão. Tirar sua imagem de heroi. Por isso até hoje os EUA incentivam a publicação de obras que falam mal do comunismo, cuba, Fidel Castro, Che… etc.
Pessoas como Che, mostram para o mundo que basta sonhar e ter força de vontade. Cuba sofre com seu mercado fechado, sua política, porém foi um dos únicos capazes de vencer a Grade Potência.

Ernesto “Che” Guevara era um ser desprezível.

Sinceramente, não sei como jovens idolatram um indivíduo desse. Indignado com o domínio norte-americano, veam, cria um domínio muito pior em Cuba. Li vários livros sobre ele e Fidel e uma coisa é certa: sempre agiram pensando em seus próprios interesses. A diferença foi que Ernesto foi bem mais idiota que Fidel e acreditou na arapuca armada pelo comandante em Chefe Fidel. Deu no que deu, morreu de forma humilhante nas selvas bolivianas. Um indivíduo que matou centenas de cubanos que serviam, muitas vezez, por obrigação ao governo Fulgêncio. Um ser que fuzilou um dos seus apenas porque estava com fome e roubou comida à noite no acampamento. Lamentável a postura de jovens que o admiram. Isso demonstra uma coisa só: a ignorância prolifera à rodo. O único legado de Che e sua quadrilha de assassinos em Cuba foi um só: a miséria em Cuba. Esse país que já foi espoliado por Fulgêncio e outros ditadores, agora está sendo por Fidel. Cuba antes dele era um país que reinava a jogatina, a prostituição e o açúcar. A Cuba de Fidel mudou o quadro: é açúcar, prostituição e jogatina. Não é à toa que milhares de cubanos desejam abandonar aquela miserável ilha particular da família Castro.
Ass. J.A.D.

Se leu na Veja já está em descrétido total. Mesmo não sendo Che o herói que pintam, é risório alguém acatar a idéia da pior equipe de psudojornalistas do mundo a Veja. Meus pêsames e recomendo melhores leituras no futuro, quem l~e merda acaba sempre falando bosta

É ENGRAÇADO COMO UMA SIMPLES REPORTAGEM DE UMA REVISTA ALTAMENTE TENDENCIOSA É CAPAZ DE MANIPULAR TANTAS MENTES . PESSOAS QUE TOMAM A MATÉRIA COMO VERDADE ABSOLUTA. É POR ISSO QUE O BRASIL TÁ NESSA DESGRAÇA, UM POVO PREGUIÇOSO QUE NÃO GOSTA DE LER, MUITO MENOS DE PESQUISAR.
ENGRAÇADO DE NOVO, CHE, FIDEL SÃO TÃO RUINS QUE CONSEGUIRAM UM SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA E DE EDUCAÇÃO FANTÁSTICOS E NÓS?

Revista VEJA???
você lê isso???
aqui em casa eu uso pra forrar a casinha do cachorro porque nem pra limpar o cú ela serve…

Vai se fuder seu bixera

ViVA CHE ! !

ViVA CHE ! !

ViVA CHE ! !

VIiiiiiiiiiivaaaaaaaaaa””’

che guevara era zica sai dai

nao leia veja..

essa materia é ridicula, quem escreveu, mais ainda. (E inventar frase q ele falou na hora de morrer… hehhehe… baixo nível)

ridiculo.

seu comentario foi bem daora JOY porfavor me
mande mais algumas coisas sobre le

OBRIGADO

cara vc esta muito mau informado!!!
vc foi embasado por uma revista??
vc ja visitou a bolivia ou cuba??
ja conversou com cubanos da epoca da revolução
posso te dizer que eu com 23 anos
tenho muito material da epoca da revolução posso ate lhe emprestar
para vc formular uma opinião mais concreta
pode ate continuar com essa opinião sobre che
mais pegar uma revista ler e se subimeter aquilo como verdade absoluta
e o cumulo da ignorancia!

Escort SP é um Site Classificado Com Fotos Grandes e Ousadas de Modelos Mulheres e Acompanhantes de Alto Nível Para Eventos, Jantares, Festas e Algo Mais. Aqui Você encontra Loiras e Morenas de Seu Gosto Para Atendimento no Local, Flat, Motel, Hotel ou em Seu Apartamento na Região dos Jardins ou Moema em São Paulo. acompanhantes escortsp.com.br é um Site Classificado Com Fotos Grandes e Ousadas de Modelos Mulheres e Acompanhantes de Alto Nível Para Eventos, Jantares, Festas e Algo Mais. Aqui Você encontra Loiras e Morenas de Seu Gosto Para Atendimento no Local, Flat, Motel, Hotel ou em Seu Apartamento na Região dos Jardins ou Moema em São Paulo. acompanhantes

As mais belas acompanhantes de sao paulo.

É MESMO IMPRESSIONANTE COMO ESSES IDEALISTAS COMUNISTAS NÃO TEM NEM UM POUCO DE CULTURA – É SÓ PESQUISAR.
– O LIVRO NEGRO DO COMUNISMO
– GULAG
– HOLODOMOR
O COMUNISMO MATOU NO MUNDO 100 MILHÕES DE PESSOAS – E O CHE FOI UM DOS RESPONSÁVEIS – JÁ QUE EM CUBA MATARAM MAIS DE 70 MIL PESSOAS. SÓ SOBRE O COMANDO DE CHE NOS PRIMEIROS MESES ELE MESMO COMANDOU O FUZILAMENTO DE 200 PESSOAS.
POR QUE VC NÃO VÃO MORAR EM CUBA?

Queria ver
oq vc responderia se
estivesse com varios rifles
apontados para a sua cabeça!!!

entao quem fez o filme “CHE”, omite muuuitas coisa, e é mentiroso, pois o che guevara mata quem estrupa, nao aceita roubos, e parece ser um bom guerrilheiro, sei la, com ética. tenho que saber mais, pois são muitas opiniões diferentes sobre che guevara.

Há uma grande divergência sobre determinados assuntos, tais como o da história de Tche, devido as diferentes opiniões e, digamos, uma “tendência” em acreditar no que nos parece mais conveniente ou heróico.
Na realidade, existem três versões para uma mesma história: a versão A, a B e a verdade. No caso do Che, os que lhe acham um herói, os que lhe acham um assassino fracassado e, o que possivelmente seria um misto dessas duas, a verdade.
Simpatizo com algumas idéias de Che e repudio outras, mas a reflexão que faço é a seguinte: Se eles lutavam pela liberdade, por que oprimiram o povo depois de alcançarem o poder? Ou alguém ainda acredita que eles não oprimiram?

Dica,nunca utilize uma única fonte,principalmente a Veja,pau mandada da globo que é prostituta dos EUA.

Ia me esquecendo

Viva CHEEEEEEE

Medalha dada por Janio Quadros? desde quando essa comenda é algo abonador???
A maioria dos posts aqui compactuam de uma ideia massificada de que esse cara é herói mas sequer conhecem a história. Por que ele é herói? Ué! Porque é herói!!! E assim vão cultivando esse ídolo farsante, esse sanguinário e duas-faces que foi esse tal de Che.

só faz me rir mesmo…..voce dizer que a melhor materia q vc viu sobre o che foi em uma veja ja fez voce perder todos teus creditos comigo….usar a Veja como argumento é piada!

Sua base é a revista Veja, bom, não preciso escrever mais nada… Que otário…

Para os “totalitários de esquerda” se familiarizarem… Não sou eu que digo. Foi ele, o CHE, que disse.

(…)
Eis a falseta interpretativa que envolve Che Guevara: ele foi coerente – sim – com seu ideal revolucionário. Só que esse ideal era de um poder totalitário, sangrento e odioso. Esse líder que tantos veneram se transformou, em nome de suas utopias, numa verdadeira máquina de matar. E nunca escondeu isso de ninguém: matava com naturalidade.

Em seu diário, escreveu sobre uma das execuções que praticou: “Acabei com o problema dando um tiro com uma pistola 32 no lado direito do crânio, com o orifício de saída no lobo temporal direito. Ele arquejou e estava morto. Seus bens agora me pertencem”. Em carta à esposa, disse: “Estou na selva, vivo e sedento de sangue”. Em um discurso na ONU, em 1967, avisou: “Fuzilamos e seguiremos fuzilando enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta até a morte”. Em uma entrevista dada em 67, revelou: “O ódio intransigente ao inimigo nos converte numa efetiva, seletiva e fria máquina de matar. Nossos soldados têm de ser assim”.

(…)

Comungo de suas palavras. Esse tal Che foi um verdadeiro covarde transformado em mito. Vemos ignorantes como Maradona, Tyson e outros tatuando suas imagem na pele – reflexo de pessoas truculentas e irresponsáveis.
As últimas palavras do Che dão bem o tom da sua “coragem heróica”.
Encerro meu comentário com palavras de Winston Churchill, que diz: “A coragem é a primeira virtude do estadista. Sem ela, a coragem, todas as outras virtudes desaparecem na hora do perigo.”
No caso do Che a única coisa que não desapareceu foi o mito.

Ei gostaria com todo o respeito de mandar vc tomar no cú!

amigo vc toma por base a Veja!!! nem vou terminar de ler essa merda que vc escreveu… vai estudar historia antes de criticar algum personagem historico ou algum acontecimento historico… VIVA CHE GUEVARA!!! SEUS IDEAIS AINDA ESTÃO VIVOS! VIVA O SOCIALISMO,o mundo só pode ser justo se for socialista…

nossa esses idiotas não entendem o siguinificado da palavra revolução!!! é claro que ele tinha que eliminar seus inimigos eles fizeram revolução em Cuba mudaram de fato as relações sociais… como poderiam fazer isso sem eliminar o mal pela raiz? bando de idiota que acredita que vivemos livres… e nem adianta em falar em crime contra os direitos humanos pois quem deixa seu povo morrer de fome, explora as pessoas e não ve seus iguais como seres humanos ñ é humano! em qualquer guerra civil isso acontece… Alende ñ eliminou seus inimigos quando chegou ao poder e o que aconteceu com ele? pessoa querem defender suas ideias td bem eu respeito mas tenham o minimo de conhecimento…

ahhh ia me esquecendo em Cuba o indice de analfabetos fica proximo de 0% a medicina cubana é um das melhores chegando a superar a estadunidense durante alguns periodos da historia… e respondendo um zé mané ai que ñ vi o nome: ñ vivo em cuba pois aqui no brasil tenho que lutar contra pensamentos como o seu… quantas pessoas o sistema capitalista matou de fome de frio de sede ou por falta de dinheiro para comprar um remedio ou passar em um medico? quantas pessoas morreram vitimas do capitalismo nos utimos 40 anos?

Explica lá quem é o “capitalismo” e como ele “matou” essa gente toda? ordens de fuzilamento? essa comparação só faz o menor sentido na cabeça de um comunista a sério essa mentalidade assusta-me pela falta de lógica e bom senso que representa, culpar o “capitalismo” ou seja a liberdade económica pelo facto de pessoas ficarem doentes e não terem dinheiro para o tratamento ou passarem fome, essas mesmas pessoas existiram em maior numero em regimes comunistas e n foram contabilizadas, a sério emigra pa Coreia do Norte porque é lá que tás bem.

Logo vejo que vc não deve saber muito sobre Che.Triste comparação entre Che e Mao Tsé Tung, Pinochet ou Hitler.
Fica difícil até discutir o tema contigo… que não sabe nada sobre o assunto… “opiniões desinformadas”, foi isso que eu li aqui… Pena… Não que eu ache que vc deveria amar Che Guevara, mas ao menos ler sobre ele antes ( alguma coisa séria e imparcial ou um documentário confiável) antes de se manifestar. Vai por mim, vai melhorar a qualidade do teu Blog e vc vai poder de fato o que acha…

Bjus!!

E pra mim, que li muito: VIVAAAAAA CHE!!!!!!!!!

HASTA LA VITORIA SIEMPRE!!!

SE SUA FONTE DE PESQUISA FOSSE CONFIÁVEL,ATÉ QUE EU DARIA CRÉDITO A ESSA SUA MATÉRIA,MAS PAUTAR-SE EM MATÉRIAS VINDA DE UMA REVISTA COMO A VEJA,CUJA ÚNICA TAREFA É DENEGRIR IMAGENS E IDEAIS,A BEM DO CAPITALISMOS,DA QUAL ELA SE SOBREVIVE É MESMO MERCEDORA DE UM DESCRÉDITO PROFUNDO.
ACONSELHO O DIGNISSÍMO A ESTUDAR MAIS FONTES HISTÓRICAS A CERCA DO ASSUNTO E DO PERSONAGEM EM QUESTÃO E ACIMA DE TUDO,MAIS CONFIAVEIS, SUA PSEUDO-PESQUISA DEVE TER SIDO PATROCINADA PELA MÍDIA CORPORATIVISTA BURGUESA…É TOTALMENTE SEM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

De fato a revista VEJA é uma revista que não merece muita credibilidade, mas enfim, cada um escreve o que quer e cada um acredita naquilo que lhe convém, eu prefiro em provas concretas.
Para podermos criticar a figura de Che, de Fidel e Raul, temos que primeiro entender o porquê das coisas. Entender as causas da revolução Cubana. Temos que analisar a situação antes da revolução, qual era a situação social e econômica do país.
Ao meu ver a revolução foi algo que agregou muitas coisas boas à Cuba, mas com o abandono do resto do mundo de forma a repudiar o comunismo causou muito atraso tecnológico, atraso no desenvolvimento social e econômico. Talvez se Che tivesse conseguido concluir com êxito a sua empreitada no Congo e na Bolívia o mundo seria diferente, talvez mais justo e igualitário, TALVEZ. Jogar lama na história de um país como Cuba é fácil, talvez 99% das pessoas que comentaram nesse blog nunca iram à Cuba para questionar um morador que viveu o antes e o após a Revolução sobre quais foram as mudanças que ocorreram, o que melhorou ou piorou. Mas é fato que o resto do mundo comandado pelo Capitalismo prejudicou o desenvolvimento de Cuba. Che em suas palavras finais talvez tenha sido covarde ou não. É óbvio que seu inimigo iria tentar desmoralizar a sua figura e apresentar ao mundo a face derrotada de Che. Eu particularmente admiro a história desse guerrilheiro, só acho que pra criticar alguém devemos conhecer sua história, seu caráter e avaliar qual foi o impacto bom ou ruim que essa pessoa causou.

Viva CHE!

bom amigos, serei breve! pois pela data da publicação e pelos tantos comentarios , penso eu ser dificilmente ser lido.
mas pois bem, todo nós queremos nos expressar!
primeiramente, toda história, homem, cultura, religião e até você e eu erramos!
e quanto mais tentamos erramos! mas nao podemos deixar de tentar!!
vejo o Che um cara determinado, um cara que inspira intelectuais, inspira a juventude, inspira aventureiros, um cara que se dedicou a muitas áreas e ações que um ser humano pode se dedicar.
entre suas duas aventuras enquanto jovem, na guerrilha e pós guerrilha, muitas coisas rolaram, e em um mundo em ebulição! sim ele tem sim seus créditos e soube defende-los, teve coragem, principalmente perante a ONU! muitas vezes provou largar mão do conforto por outras causas! mas sua causa maior com certeza era a guerra, com um propósito de trazer melhoras ao povo!
sua energia inveja a todos nós!
ele é como uma religião ou mesmo um estilo musical!
muitos gostam dele, mas nem sempre pela mesma causa, muitos os odeiam, mas nem sempre pela mesma causa, todos os conhecem!
uns tem mais informações, outros menos, mas se basear em Veja, ou em uma revista de esquerda, isto são argumentos fracos e tendenciosos!
amigos, venho me apaixonando e me desiludindo com o Che, mas nunca deixando de achar sua história fascinante, inigmática.

se todos aqui realmente se preocuparem, acima de tudo com a verdade, irão ser neutros em relação a ele, mas com uma certa admiração e negação.

um livro bom sobre ele que já li é de Jon Lee Anderson, uma biografia dele
tem tantos outros mais rápidos, vão ao sebo e verão muitos

no próprio youtube podemos nos informar tanto a favor como contra!

este é Che, nunca passando indiferente aos olhos de nós

abraços amigos

Será assim tão dificil perceber que a unica razão pela qual ele não passa indiferente é porque alguém tirou uma fotografia que se tornou popular e que transmite tudo aquilo que supostamente o verdadeiro Che Guevara era suposto simbolizar?

AXO Q VC ESTA LOUCO COVARDIA E UE FISERAN CON ELE QUERIA QUE EXISTICE IN NOVO CHE QUERIA VER TANTA CORRUPIÇÃO OS JOVEN DE HOJE ESTÃO MUITO PARADOS

vc não conhece realmente a historia dele
ele teva coragem que muitos não tiveram e garanto que voce tambem nao teria
de lutar pelo seus ideais

Veja não serve como fonte de pesquisa, vá até wikipedia é mais simples ;D

Você escreveu um monte de disparates. Cade você na ordem do dia?! Quem fala mal de uma pessoa que lutou por outras só pode ser uma pessoa mesquinha e invejosa. Sua vida é efêmera e seus prazeres somente mundanos e inúteis para a construção de uma sociedade justa e igualitária, muito diferente da que vivemos.

Voce não passa de um PORCO NAZISTA E EU GOSTARIA DE MATAR VOCE COM MINHAS PRÓPRIAS MÃOS.

Não vale a pena tentar chamar á razão a lavagem cerebral já foi feita, sem estar aqui a discutir facto a facto é evidente que Che Guevara está muito longe de ser um exemplo, ele declarava-se fã de Estaline até se dizia o EStaline II, acha inclusive que o regime soviético era liberal demais, ele defendia o exterminio atomico de todo o povo americano, ele opunha-se abertamente a liberdade de protesto de voto de expressão de religião, ele mandou assassinar milhares de crianças e mulheres, e já agora combatia a homosexualidade com trabalhos forçados e execuções etc etc etc, mas não vale a pena tentar chamar á razão quem não a tem nem quer ter. Criticam a revista “veja” mas não dão nenhuma fonte alternativa!!l e não é só a revista veja que diz o que foi aqui escrito mas o mundo inteiro. Quem merece mais credibilidade? os ditadores que proibem a liberdade de expressão naturalmente são pessoas mais idóneas.

Vc nao sabe de nada sobre revolucao, por isso q esse pais de ladrao,corrupito, so beneficia os poderosos q estao no poder so pra fuder agente q trabalha e quase metade do nosso salario e pra pagar imposto entao seu babaca ve se pensa antes de ficar escrevendo merda por ai. Henrique rj


Where's The Comment Form?

Liked it here?
Why not try sites on the blogroll...

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: